Se você tem paixão por uma carreira na moda, então você deve começar cedo e trabalhar o seu caminho até a escada corporativa.

Para a maioria dos cargos, isso significa buscar escolaridade, criar um portfólio, trabalhar em estágios e conseguir um emprego básico com uma empresa de moda. Há muitos empregos disponíveis para os interessados ​​em moda, incluindo design, merchandising, gestão, relações públicas e muito mais.

Decida o melhor plano de carreira para você e trabalhe duro por qualquer oportunidade que puder encontrar. Este artigo irá dizer-lhe como trabalhar para uma empresa de moda.

1. Desenvolva uma paixão pela Moda

Há muitos empregos na indústria da moda, mas uma coisa que a maioria dos funcionários de moda têm em comum é o desejo de acompanhar as tendências e mudanças na indústria. Promova esse amor lendo revistas de moda e blogs e indo a desfiles de moda na sua região.

2. Avalie seus pontos fortes

Você não precisa ser um designer para trabalhar em uma empresa de moda, então avalie tanto suas aptidões quanto sua experiência passada.

Em uma folha de papel, liste suas habilidades e experiência para que você possa ver o que se encaixa melhor ao avaliar os trabalhos.

3. Escolha uma carreira

Para escolher seu caminho de educação e treinamento, você deve decidir qual dos seguintes departamentos em uma empresa de moda seria melhor para você:

Publicidade de moda

Um publicitário de moda ajuda uma marca ou empresa a comunicar sua mensagem ou marca ao seu público-alvo. Se você é um profissional de comunicação ou apenas tem um jeito com palavras e pessoas, então considere entrar em relações públicas. Sua experiência em transformar uma frase, criar um comunicado de imprensa, falar com repórteres ou organização pode ajudá-lo a trabalhar como produtor de desfiles de moda ou coordenador de eventos para uma empresa de moda. Procure um diploma de bacharel em relações públicas com um menor em design de moda ou merchandising.

Designer de moda

Se você gosta de esboçar, costurar e produzir seus próprios designs criativos, então você fará parte de um campo competitivo. Grande parte da energia que entra na indústria da moda é fornecida por esse conjunto criativo e motivado de pessoas. É uma boa ideia frequentar uma escola de design de moda, onde você aprenderá sobre o setor e as habilidades necessárias para torná-lo um designer.

Gerenciamento de moda

Se você gostaria de estar por trás do fim do negócio da moda, então uma carreira na gestão da moda é uma boa escolha. Procure uma licenciatura em administração de empresas ou marketing com um menor em um assunto de moda. Empresas de moda pequenas e grandes precisam de executivos de contas, gerentes de loja, gerentes de projeto, coordenadores de produção e departamentos de recursos humanos. Esforce-se para ser profissional, altamente motivado e ambicioso.

Gerente de loja de varejo de moda

Se você já trabalhou em lojas de roupas e gosta do ambiente, considere se tornar um gerente de loja, gerente de área e gerente geral. Muitas dessas posições são preenchidas com base na experiência e no sucesso comprovado, portanto, o primeiro passo é trabalhar no varejo e optar por qualquer promoção que você possa solicitar. Os gerentes de loja podem melhorar suas chances obtendo um grau de associado ou um diploma de bacharel em administração de empresas.

Merchandising de moda

Este departamento inclui um grupo de profissionais de moda altamente treinados que conhecem as tendências da moda, têxteis e informações de produção específicas do setor. Eles supervisionam como um design é produzido e comercializado com sucesso para um público-alvo. Procure um associado ou bacharel em merchandising de moda de uma escola de arte ou de negócios.

Propaganda visual

Esta posição competitiva cria as vitrines e o marketing da marca nas lojas. Requer que uma pessoa possua conhecimento de moda e comunique emoções com um produto. É uma boa ideia procurar um grau de associado ou bacharel em artes visuais com alguma formação em marketing. Ofereça-se para fazer vitrines para pessoas, a fim de desenvolver um excelente portfólio.

Fotografia de moda ou design gráfico

Artistas visuais que buscam educação em fotografia ou design gráfico podem se posicionar para trabalhar em empresas de moda. Faça pesquisas sobre as últimas tendências em fotografia de moda e design gráfico de moda. Depois de concluir sua escolaridade, mantenha um portfólio profissional que enfatize seu trabalho remunerado ou específico com empresas de moda.

4. Candidate-se a um estádio em uma empresa de moda

Poucas pessoas entram na indústria da moda sem fazer um estágio para ganhar experiência. Embora esses estágios não sejam remunerados ou de baixa remuneração, é importante pagar suas dívidas e aprender a indústria de baixo para cima.

  • Candidate-se a estágios enquanto você ainda estiver estudando. A melhor maneira de ter uma vantagem inicial em sua carreira com uma empresa de moda é começar a trabalhar no campo assim que for possível. Verifique se sua escola tem alguma conexão com estágios em empresas maiores. Continue aplicando se você não conseguir um estágio imediatamente.
  • Preste atenção à maneira como você se veste. Talvez nenhuma outra indústria tenha a mesma ênfase em combinar a cultura da empresa através do vestuário. Vista-se profissionalmente, mas com estilo, para a entrevista, e depois ajuste suas roupas para o que o ajudará a se tornar parte da imagem da empresa.
  • A melhor maneira de evitar cometer grandes erros é perguntar antes de fazer algo pela primeira vez. Muitos estagiários temem que ofendam os profissionais da moda perguntando demais. Faça a pergunta e depois prove que você é um aprendiz rápido.
  • Tire proveito de fazer o trabalho pesado. Fazer pequenos trabalhos bem é a melhor maneira de provar seu valor. Embora você possa ser capaz de mais, o objetivo de um estágio é provar que você é um trabalhador com aptidão para o negócio.

5. Procure um trabalho de iniciante

A maioria das empresas de moda tem uma estrutura muito tradicional, começando com estágios e subindo para cargos de nível de entrada. A seguir estão alguns bons trabalhos para se candidatar:

Representante de vendas

Não há melhor maneira de aprender o negócio da moda do que trabalhar em vendas. Você está exposto à empresa, aos clientes, ao marketing, às relações públicas e a toda a linguagem necessária para transformá-lo em uma empresa de moda. Candidate-se a um trabalho de vendas com uma empresa de moda e esforce-se para atender às suas cotas e manter seus clientes satisfeitos.

Gerente de loja

Se você quiser trabalhar no varejo ou na administração e tiver escolaridade, inscreva-se diretamente para essas vagas. Gerentes de loja bem-sucedidos podem trabalhar até os cargos de gerente corporativo ou de área.

Assistente Pessoal

Muitos executivos de moda empregam assistentes pessoais, em qualquer um dos departamentos listados acima. Você será obrigado a executar recados, organizar e trabalhar muito. As pessoas que conseguem esse trabalho exaustivo podem ser promovidas dentro da empresa.

Merchandiser visual júnior

Se você quer entrar em merchandising visual, você precisa começar obtendo este trabalho e aprendendo a desenvolver os projetos de um visual merchandiser sênior. É provável que você trabalhe até tarde da noite para preparar a loja para o horário comercial. Como você prova a si mesmo, você receberá pequenos projetos para projetar e concluir.

Assistente de design

Antes de se tornar um designer em tempo integral, você pode precisar passar alguns anos como assistente de designer. Você ajudará a esboçar, fazer e produzir desenhos. O trabalho também pode incluir viagens para feiras e ajudar na produção de eventos.

Assistente de marketing / comerciante júnior

Nesta posição, você será responsável por ficar por dentro das tendências da moda e online. Muitos profissionais de marketing júnior são convidados a trabalhar com mídias sociais e pequenos projetos de marketing onde você pode mostrar sua criatividade e consistência.

Comprador assistente

Se você é formado em merchandising de moda ou em um campo semelhante, pode se inscrever para ajudar um comprador à medida que ele toma suas decisões sazonais para uma empresa. Você poderá enviar relatórios e opiniões sobre tendências. Como você prova, você pode receber um orçamento e vários projetos de compra.

Assistente de RP

Você precisará trabalhar o seu caminho antes de ter sua própria conta em uma empresa de relações públicas de moda. Os assistentes ajudam a criar um pacote de relações públicas e a manter os clientes satisfeitos no dia a dia. Você vai trabalhar para lidar com suas próprias campanhas de relações públicas.

6. Procure promoções internas

Muitos trabalhos de moda de nível de entrada são muito trabalhosos por menos remuneração que os gerentes ou executivos.

Mostre que você está motivado por se candidatar a promoções e comunicar que você é dedicado à sua empresa.

 

 

Sou Ana Marcela, e criei o blog em março de 2018, numa época onde ele era apenas um hobby aleatório e eu trabalhava em uma operadora de telemarketing. Ele surgiu com o intuito de suprir minha carência de falar de assuntos femininos em meio a um trabalho nada glamouroso, onde se falava de tudo, menos do que eu mais queria.

Todos os direitos reservados – Baaphonico 2019

meus e-books