Baphonico

Como ser uma mulher empoderada? Veja algumas dicas

Tem se tornado cada vez mais necessário que todas as mulheres entendam, de uma vez por todas, seu papel e importância na sociedade.

Então, se você deseja se tornar uma mulher empoderada e dona de si, confira a seguir algumas dicas. 

1. Acredite em você mesma

Há muito tempo as mulheres têm sido induzidas a duvidarem da sua própria capacidade, seja como mães, no trabalho, nos estudos ou, resumidamente, na vida. 

Então, o segredo é simples: nunca desista de acreditar em você! Encare todas as palavras negativas como o gás extra que precisa para alcançar tudo aquilo que almeja. E independentemente do que seja ou da dificuldade necessária para alcançá-lo, você consegue agarrar todos os seus objetivos! 

Se o seu sonho é algo grandioso como viajar pelo mundo inteiro ou se possui um desejo bobo e simples como conquistar um homem de aquário pelo whatsapp, você é capaz de conseguir caso queira muito. Coloque isso em mente!

Não permita que outras pessoas te maltratem, não aceite menos do que respeito e empatia e mantenha a cabeça erguida.

2. Não tente mudar quem você é

Por mais que a sociedade  tente impor que você deve a todo custo agir de uma forma específica, não tente mudar quem você é para agradar a todos, muito menos pelo peso da “necessidade” de seguir um padrão.

Fazer com que as pessoas ao seu redor se sintam confortáveis com quem você é ao mudar sua essência, fará com que você se perca de si mesma. E uma mulher empoderada é nada mais, nada menos do que uma mulher feliz e cheia de personalidade. Portanto, seja você!.

3. Conheça seus direitos

Para exigir seus direitos, é preciso conhecê-los. Muitas mulheres não sabem, mas no Brasil existe uma legislação específica para crimes de violência contra a mulher que todas precisam tomar conhecimento.

E, hoje, com o acesso à internet, se tornou muito mais simples ficar por dentro de todos os assuntos possíveis. Portanto, siga canais no YouTube de mulheres que pregam sobre o feminismo, blogs que falam sobre o assunto, pegue dicas sobre livros e afins e aprenda mais sobre aquilo que lhe é de direito.

4. Não se cale

Um fato revoltante que, infelizmente, vem perseguindo o sexo feminino há decadas, é que as mulheres podem passar por situações muito complicadas no cotidiano, simplesmente por serem mulheres. 

E nessas situações, é de extrema importância reagir — com segurança — e mostrar que nenhum tipo de agressão, seja ela física ou verbal, pode ocorrer em qualquer espaço ou situação, seja no trabalho pelo próprio chefe, dentro de casa com o namorado ou marido ou em uma festa. 

As mulheres devem sempre ser respeitadas e exigir esse respeito, pois é um direito de todos os seres humanos.

5. Não julgue outras mulheres

Um comportamento extremamente machista que foi enraizado em algumas pessoas, inclusive nas próprias mulheres, é julgar outras mulheres.

Portanto, perca o hábito de criticar outras mulheres pela roupa, falar mal do seu corpo ou julgar seu comportamento. 

Essa desconstrução pode levar tempo, pois essas atitudes vêm sendo consideradas normais há muito tempo. Então, quando sentir que está agindo dessa forma, reflita sobre suas atitudes e conceitos para não disseminar pensamentos errados por aí e se esforce para acertar na próxima vez como uma mulher realmente empoderada.