Muito se fala hoje em dia sobre ganhar dinheiro em casa ou ter sucesso trabalhando em casa, não é mesmo? Claro que muitas pessoas à nossa volta desconfiam destas possibilidades, porque ainda vivem o conceito – ultrapassado, felizmente – de que só podemos trabalhar e se bem-sucedidos em escritórios e fábricas.

O mundo cada dia mais dinâmico dos negócios está aí provando que é possível sermos profissionais de sucesso sem sair de casa e, mais do que isso, adotar o modelo home office como empresarial.

Mas você se pergunta: o que posso fazer em casa para ganhar dinheiro e ainda trabalhando em uma empresa? Como posso vencer o desemprego e esquecer o emprego formal? Como podemos ver, são perguntas de pessoas em momentos distintos da carreira e, para cada uma, a resposta será diferente e o melhor: será positiva.

Vamos falar sobre 5 dicas valiosas para trabalhar em casa e ser uma profissional de sucesso, em qualquer momento da sal vida profissional – e você vai se surpreender dando um giro nesta vida!

Mas antes: você está preparada para trabalhar em casa?

Não se assuste: estar preparada é muito mais simples, não requer leitura de livros ou grandes teses. Apenas foco, organização e atenção aos detalhes para lidar com as armadilhas.

Armadilha 1 do trabalho em casa: rotina doméstica

Para os homens, na sua maioria, é mais simples trabalhar em casa. Muito da rotina familiar, infelizmente, ainda está a cargo das mulheres – filhos, compras, tarefas. Enquanto esta realidade não muda, é importante reservar um espaço exclusivo para a sua atividade, sem interferência off work alguma, e muita conversa com as pessoas para que este projeto seja respeitado. Se você via manter o emprego formal, este também não pode interferir – então é importante enquadra-lo, por exemplo, se existe rotina de horas extras.

Armadilha 2 do trabalho em casa: trabalho em casa não é trabalho

E então agimos e nos vestimos de uma forma relaxada, tomando café da manhã enquanto trabalha. Não amigas, definitivamente não. Minha experiência prova isso.

Primeiro, é fundamental ter um horário fixo no melhor estilo expediente e agir antes (café, vestir-se, chegar) e depois (fechar as gavetas, pegar a bolsa) de acordo com ele. É importante criar a imagem de que é um trabalho, mesmo que part time para você e as demais pessoas.

Segundo, não precisa montar um visual formal, mas arrumar-se para sair é uma forma de dizer: estou trabalhando e não relaxando em casa. É um clique mental poderoso.

Armadilha 3 do trabalho em casa: os horários alternativos

Um dos maiores sonhos de quem trabalha em casa é a flexibilidade de horários. Porém, é fundamental definir um horário, mesmo que seja diferente, como trabalhar à noite ou só à tarde. Seus clientes precisam estar seguros de achar você no horário adequado ao seu negócio. De pouco adianta ser uma doceira de sucesso se os clientes só acham você de manhã, quando muitos estão trabalhando e não tem tempo para ligar e negociar. A disponibilidade correta é fundamental para ser reconhecida como uma profissional confiável.

Armadilha 4 do trabalho em casa: pouca ambição

Esta é pouco falada, mas destruidora de belas ideias e projetos.

Trabalhar em casa reduz despesas importantes – locomoção, refeições na rua – e melhora muito a qualidade de vida – elimina os deslocamentos e o estresse decorrente da rotina diária. E isso cria em muitas mulheres a ideia de que este faturamento está bom, porque garante a mesma renda e com estes ganhos acima.

Sim, pode ser. Mas estagnar o crescimento é uma estratégia perigosa e até mortal para um negócio. O crescimento é inerente a empreender e quanto mais o negócio prospera, melhor preparada você estará para uma queda de vendas e imprevistos pessoais.

Mas então: quais as boas dicas de trabalho em casa?

A lista felizmente sempre será grande, mas aqui estão dicas para mulheres que já possuem experiência corporativa e podem usa-la no home office ou que querem romper com esta história e investir em novas habilidades.

Fotografia

Mesmo com a invasão de celulares em todas as ocasiões, as pessoas ainda querem um trabalho profissional em casamentos, formaturas, eventos sociais e profissionais. Aquela prima que leva jeito com fotos não é o bastante.

Um segmento que cresce muito com o mercado digital e rende bom faturamento são as fotos para e-commerce. Vale a pena ler a respeito disso.

Serviços em Roupas

A crise cria oportunidades. Aqui, esta máxima faz todo o sentido. Muitas pessoas investem mais, a cada dia, em reparos e customizações de suas roupas, por causa do custo de uma roupa nova e porque a moda hoje é mais democrática, podemos reaproveitar peças que estavam esperando a  moda dela voltar.

Hospedagem de Animais

O número de animais por residência cresce muito ao longo dos anos, e as pessoas precisam de um lugar onde possa deixar seus filhos de patas quando viajam. Se você ama animais (mesmo), gosta da rotina de cuidados e diversão com eles, pode ser um excelente negócio.

Vai precisar de uma estrutura de quartos para eles, comida e cuidados. Pode oferecer os serviços de um pet shop. Deve ter uma veterinária parceira para eventualidades – e um bom planejamento financeiro para surpresas. Importante ter as licenças necessárias e certificar de que não terá problemas com a vizinhança. Mas, bem administrado, é uma excelente oportunidade.

Consultorias Especializadas

Se por exemplo você tem uma grande experiência em gestão de custos, pode oferecer uma consultoria para empresas que precisam melhorar seus custos, não querem contratar pessoal e podem resolver com um projeto de tempo determinado.

Você vai trabalhar por projetos, com datas (claro, sempre agressivas) de entrega, é preciso ter muita organização e uma boa ferramenta de controle de Projetos.

Atividades Digitais

Se você tem experiência ou já estuda há algum tempo, o mundo digital é vasto em possibilidades que você pode exercer em home office e ter um ótimo faturamento.

  • Design gráfico
  • Produção e edição de vídeos
  • Criação de sites e blogs
  • Criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais
  • Gestão de mídias sociais
  • Programas de afiliados
  • Venda de infoprodutos
  • Consultoria de Marketing Digital

E o melhor: você pode combinar várias delas conforme o tempo que cada uma exige. Na própria construção do negócio, você vai passar por todas as fases acima e ganhará confiança. Você pode se oferecer para criar este pacote para negócio de alguns amigos para ganhar experiência e ter cases que serão o seu portfolio (currículo digital) para atrair a confiança dos clientes.

E o melhor do mercado digital: você pode tornar-se o especialista de Marketing Digital que vai orientar e implementar as estratégias que farão os negócios das suas amigas empreendedoras conquistarem mais clientes e mais vendas!

Quer conhecer mais sobre o Marketing Digital? Neste site você tem muito conteúdo de qualidade.

 

Sou Ana Marcela, e criei o blog em março de 2018, numa época onde ele era apenas um hobby aleatório e eu trabalhava em uma operadora de telemarketing. Ele surgiu com o intuito de suprir minha carência de falar de assuntos femininos em meio a um trabalho nada glamouroso, onde se falava de tudo, menos do que eu mais queria.

Todos os direitos reservados – Baaphonico 2019

meus e-books