Saúde e Beleza

5 dicas para cuidar da saúde da forma certa

Ter a saúde em dia e uma boa qualidade de vida é a meta de muitas pessoas, porém, muitos consideram isso uma tarefa extremamente difícil e, outros, uma missão impossível.

Porém, saiba que existem coisas simples que podem ser feitas para alcançar esse objetivo. Então, se é o que você deseja saber, continue lendo a seguir e aprenda como cuidar da sua saúde da forma certa.

1. Vá ao médico regularmente

Uma das principais formas de cuidar da saúde é realizar acompanhamento médico. A maioria das doenças crônicas é assintomática, por isso é tão necessário realizar exames rotineiramente. 

O recomendado é fazer pelo menos um check-up por ano, mas para portadores de doenças, essa periodicidade pode ser reduzida de acordo com o médico.

É muito importante buscar identificar possíveis problemas, para que seja feito o tratamento adequado. A endometriose, por exemplo, pode ser tratada através da cirurgia por vídeolaparoscopia e muitas mulheres não têm conhecimento disso pois não procuram se consultar regularmente.

2. Pratique exercícios físicos

Praticar exercícios físicos é importante em diversos aspectos e são vários os seus benefícios. 

Fazer atividades físicas regularmente não auxilia apenas na perda de peso e no ganho de massa muscular, mas também ajuda na prevenção da osteoporose, ajuda na saúde cardiovascular, libera endorfinas, que são responsáveis por diminuir a ansiedade, estresse e melhoria do humor, ajuda a melhorar as noites de sono e previne diversas doenças.

3. Alimente-se bem 

Uma boa alimentação é fundamental para uma saúde em dia, pois tudo o que ingerimos influencia em todas partes de nossas vidas. 

Consumir frutas, verduras, carboidratos integrais, proteínas e gorduras boas diariamente ajuda a evitar doenças como infarto do miocárdio, acidente vascular encefálico (AVE), câncer, hipertensão, diabetes e alterações do colesterol, por exemplo.

Evite o consumo excessivo de frituras, doces e sódio e beba pelo menos 2 litros de água por dia para ajudar a prevenir  estes agravos à saúde e manter uma melhor qualidade de vida.

4. Controle o estresse

O estresse é uma reação normal do nosso organismo, porém, essas reações orgânicas e psíquicas podem provocar desequilíbrio no organismo e doenças se forem exageradas ou durarem por muito tempo.

Alguns sintomas que o estresse pode causar, são: dores de cabeça, indigestão, dores musculares, insônia, alergias, taquicardia, queda de cabelo, mudança de apetite, gastrite, dermatoses, esgotamento físico etc.

Para ajudar a controlar o estresse, você pode encontrar maneiras de relaxar, expressar as emoções e fazer terapia, por exemplo. Todas essas atitudes garantem uma boa qualidade de vida.

5. Durma bem

Dormir mal influencia negativamente em diversas funções essenciais para o nosso organismo.

Dormir menos que o recomendado, que é de 6 a 8 horas, ou acordar várias vezes durante à noite em decorrência de distúrbios como apneia do sono e insônia prejudicam  o funcionamento do organismo.

Por isso, procure se deitar no mesmo horário todos os dias, não realizar nenhuma atividade que cause estimulação cerebral como assistir televisão e mexer no celular e evite comer alimentos pesados antes de deitar para recuperar a qualidade do sono.