O excesso de peso (e suas categorizações, como o sobrepeso ou a obesidade mórbida) é uma dos principais males das sociedades atuais e em praticamente todos os países.

Temos, no Brasil, atualmente 19% da população sofrendo de obesidade (dado de 2016). Este número é 60% maior que o percentual de 2006 – 11,8%.

É um crescimento alarmante e que está intimamente ligado à forma moderna de vida que temos assumido nos últimos anos:

  • Excesso de compromissos e de trabalho, refletindo no consumo de fast food, alimentos pobres de nutrientes, processados ou industrializados;
  • Extensa vida social, com muitos eventos e alimentos inadequados e consumidos em excesso – salgadinhos, frituras e refrigerantes;
  • Um consumo cada vez maior de bebida alcoólica;
  • Ansiedade, estresse e depressão que encontram na comida uma muleta emocional – e evidentemente, nos alimentos que trazem uma compensação: os mais nocivos;
  • Muito sedentarismo.

É um quadro alarmante e para o qual diversos países e órgãos internacionais vêm alertando e fazendo campanhas, principalmente entre as crianças, onde os índices de excesso de peso são incrivelmente altos.

E você? Está muito acima do peso? Veja o que pode estar acontecendo com seu organismo e lute pelo seu peso ideal, que trará inúmeros benefícios ao organismo e sua vida social e pessoal.

O que pode estar acontecendo em um organismo com excesso de peso!

01 – Doenças cardiovasculares

Só de ouvirmos a expressão cardio já há uma apreensão, afinal estamos falando de doenças que podem levar a sérios problemas com o coração, que podem não só piorar a qualidade de vida quanto matar.

É a consequência mais comum e mais imediata do excesso de peso, uma vez que:

  • Pode criar inflamações que sobrecarregam o sistema cardiovascular;
  • Geram as placas de gordura que se depositam dentro das artérias e podem levar a hipertensão, aumento do volume do coração para que ele possa bombear o sangue com mais esforço, doenças vasculares, AVC, infarto e morte súbita.

02 – Problemas hepáticos

O fígado é responsável pela metabolização de nutrientes e passa a não funcionar corretamente quando colocado em sobrecarga, como é o caso de uma pessoa com excesso de peso – excesso de alimentos a serem metabolizados.

Com o aumento das células de gordura pelo corpo, sendo o fígado um dos lugares, existe o risco potencial de hipertensão, diabetes fibrose e a cirrose não causada pelo álcool.

03 – Problemas com as articulações

Esses são um dos mais notáveis problemas de quem está com excesso de peso., que exige mais das articulações e provoca o desgaste acelerado delas.

A cartilagem presente nas articulações e que faz o papel de protege-las do atrito entre ossos, se deteriora, e o resultado são dores muito fortes nos movimentos, inchaços, rigidez e inflamações que, aos poucos, vão limitando os movimentos.

Os tornozelos, joelhos e quadris são as áreas que sofrem mais e a artrose é uma doença comum nesses casos.

04 – Diabetes

Uma das mais frequentes doenças da modernidade, pois reflete todos os maus hábitos que falamos até aqui. Ela está muito relacionada ao alto consumo de carboidratos, que prejudicam a capacidade do pâncreas e a resistência à insulina.

A doença se caracteriza por uma dosagem muito alta de glicose no sangue e se apresenta com gordura acumulada no abdômen, sede e fome excessivas, muita vontade de urinar e pode potencializar os riscos de cânceres e de infarto.

Agora que você já sabe o que pode estar acontecendo, mantenha seu peso ideal tomando Seca Barriga.

 

Sou Ana Marcela, e criei o blog em março de 2018, numa época onde ele era apenas um hobby aleatório e eu trabalhava em uma operadora de telemarketing. Ele surgiu com o intuito de suprir minha carência de falar de assuntos femininos em meio a um trabalho nada glamouroso, onde se falava de tudo, menos do que eu mais queria.

Todos os direitos reservados – Baaphonico 2019

meus e-books