A cavalgada é uma festa tradicional nos interiores da região sudeste do Brasil. Esse evento é voltado para as pessoa sertanejas, onde acontece torneios de rodeios, desfile de amazonas e muitos shows de duplas sertanejas.

Quem vai para participar das competições que acontece, deve prestar atenção em alguns detalhes que podem fazer a diferença. Vestimenta, acessórios e equipamentos corretos, garantem conforto e segurança na hora de “segurar o boi pelo chifre”.

Se você participa desse tipo de evento, veja o que comprar para participar de uma cavalgada.

Capacete de proteção

Vamos comer pelo o que não pode faltar. O capacete é um equipamento de proteção fundamental para quem participa de rodeios. Subir em um touro e se manter firme para não cair, coloca o competidor em situações de riscos

Um touro pesa pelo menos 10 arrobas, e possui uma força imensurável, que pode te jogar a  vários metros de altura e gerar grande impacto em seu corpo. Por isso, cuide-se para não se machucar.

Sela de cavalo

A sela de cavalo é outro componente que não pode faltar, seja para montar em cavalo ou em touro.  Usada para te acomodar da forma adequada, a sela garante um trote seguro e tranquilo.

Existem três tipos de selas, a australiana, a inglesa e a western, portuguesa e húngara, que tem como enfeite um chifre.

Na hora de escolher o modelo que irá usar, preocupe-se em avaliar o tipo de acolchoado do seu material e a resistência do acabamento. A sela deve ser confortável tanto para o montador como para o animal, ajudando a distribuir o peso pelo lombo do cavalo.

Manta

A manta deve ser colocada por debaixo da sela. Ela é usada para proteger o animal do atrito.

Freios

Também conhecido como embocadura, os freios é como se fosse um “aparelho” para os cavalos. Sua finalidade é fazer o equino parar quando se puxa as rédeas.

Rédeas

As rédeas também são conhecidas como arreio. É outro item para a montaria, tendo como finalidade dar direção ao equino.

Elas podem ser de diversos materiais, como couro, nylon e metal. Elas são ligadas ao cabresto pela embocadura.

Estribos

Estribo é um suporte preso à sela. para apoio dos pés e tomar impulso para subir no cavalo. Sem ele você fica sem suporte e perde um pouco da confiança.

Para proteger os pés é bom ter algo resistente como uma bota de couro. Esse tipo de calçado ajuda a ter mais firmeza no pé, sem o risco de pisar falso ou dar qualquer escorregada.

Calça

Fazer uso de calças jeans para a montaria também é importante para o conforto do boiadeiro. Alguns modelos de calças, específicas para montaria, chegam a ter até mesmo joelheiras, para garantir o conforto e o bem estar de quem pratica esse tipo de esporte.

Agora que você já sabe do que precisa para praticar a cavalgada e competir em rodeios, busque reunir todos esses itens ante de entrar para uma arena de rodeio.

Gostou desse posts? Deixe o seu comentários e compartilhe com seus amigos!

Sou Ana Marcela, e criei o blog em março de 2018, numa época onde ele era apenas um hobby aleatório e eu trabalhava em uma operadora de telemarketing. Ele surgiu com o intuito de suprir minha carência de falar de assuntos femininos em meio a um trabalho nada glamouroso, onde se falava de tudo, menos do que eu mais queria.

Todos os direitos reservados – Baaphonico 2019

meus e-books