Todo o esforço e a dedicação no estudo para concurso público e que foi empregue durante muito tempo, será testada em um único momento: o dia da prova! É normal que algumas pessoas fiquem nervosas diante de uma prova que pode mudar a sua vida, mas todos nós sabemos que esse nervosismo não vai ajudar em nada.

Por esta razão, é muito importante adotar uma postura tranquila naquele momento, pois deixar o nervosismo tomar conta pode botar a perder muito tempo, quem sabe anos de estudos.

Se você anda nervosa porque vai prestar alguma prova de concurso público, fique calma. A seguir, veja algumas dicas para não ficar nervosa em uma prova desse tipo.

Treine sempre

Essa é uma das melhores dicas, o treinamento. Quanto mais você realizar provas, mais você perderá o medo desse momento.

É natural que fiquemos nervosas com o desconhecido, ou seja, aquela pessoa que nunca fez uma prova de concurso público vai sentir um certo nervosismo mesmo. Mas quando você se acostuma a fazer provas, aquele nervosismo vai diminuindo, já que vai virando parte da rotina.

Assim, procure ver os concursos abertos e se escreva, mesmo que não seja o seu objetivo atuar naquela função. Mas para desenvolver a prática.

Não estudo na véspora

Estudar nas véspora da prova já é comprovado que aumenta e muito o nervosismo e ansiedade na hora da prova. Assim sendo, evite estudar qualquer coisa um dia antes da prova.

Antes, procure fazer alguma atividade que te deixe relaxada como, por exemplo, um corrido ou andar de bicicleta. Evite qualquer tipo de leitura nesse dia. Use esse momento apenas para se distrair.

Tenha em mente que estar preparada

Conforme vai se aproximando o dia e durante o momento da prova, é preciso que você tenha bem em mente que estar preparada. Ter essa consciência, de que se preparou para aquela ocasião é fundamental para reduzir o nervosismo.

Uma boa dica é você iniciar a prova por questões que você já domina, de acordo com especialistas, essa atitude ajuda restaurar a autoconfiança.  

Pratique alguma atividade física

Como foi dito antes, as atividades físicas fazem muito bem para quem precisa fazer alguma prova importante como a de um concurso público. Por meio dos exercícios físicos você descarrega todas as suas ansiedades e nervosismos.

Além disso, é comprovado que praticar alguma atividade contribui para o aumento de concentração na hora de estudar e também melhora a situação do cérebro, garantindo uma estabilidade emocional.

Elabore estratégias de prova

Não deixe para decidir o que fazer só quando você estiver com a prova na mão. Procure dias antes elaborar uma estratégia para você adotar durante a prova.

Determine o limite de tempo que você pode dedicar a cada matéria e reserve um tempo para ser utilizado como bônus. Considere o tempo de provas, a quantidade de questões, além da dificuldade em algumas disciplinas.

Determine também como vai resolver as questões de acordo com as matérias, enumerando-as. E para evitar ficar mais nervosa, comece sempre por aquela que você acha mais fácil.

Controle a sua ansiedade na prova

Os primeiros minutos de prova são primordiais para controlar a ansiedade e o nervosismo, uma vez que é nesse momento em que há uma liberação de adrenalina no nosso corpo. A adrenalina deixa a pessoa mais agitada e nesse momento tudo o que você precisa é de calma.

Sou Ana Marcela, e criei o blog em março de 2018, numa época onde ele era apenas um hobby aleatório e eu trabalhava em uma operadora de telemarketing. Ele surgiu com o intuito de suprir minha carência de falar de assuntos femininos em meio a um trabalho nada glamouroso, onde se falava de tudo, menos do que eu mais queria.

Todos os direitos reservados – Baaphonico 2019

meus e-books