Uma grande tradição nos Estados Unidos e cada vez mais presente nos casamentos brasileiros, a cerimônia na praia é uma opção bem diferente da formalidade em um templo religioso.

Ela é ensolarada em todos os sentidos (e com perdão do trocadilho), mais descontraída e nem por isso deve ter menos atenção para a organização, e talvez exija ainda mais cuidados, porque são aqueles específicos de casar na praia.

Quando o casamento é tradicional, noturno, pouca coisa vai diferenciar se a cerimônia religiosa é em uma igreja ou em uma casa de festas. Na praia tudo é único.

E o vestido, sempre o item mais importante, para a pessoa mais especial do evento, também tem as suas particularidades. Você pode casar na praia de forma tão deslumbrante quanto na igreja. Basta fazer as escolhas certas e que tem muito a ver com o conforto da noiva.

Qual vestido de noiva ideal para casar na praia? Vamos falar um pouco a respeito.

Mas antes: quais as dicas básicas para um casamento na praia?

Escolha a época adequada

Pesquise qual a melhor época para casar naquela praia – significa a menos chuvosa e a menos quente para que seja confortável a todos.

Providencie um espaço coberto

Para imprevistos do clima, providencie tendas para acomodar os convidados.

Obtenha a autorização previamente

A praia é um lugar público, é preciso que o espaço seja ocupado com a ciência e autorização do órgão municipal competente. Faça este processo o quanto antes para evitar surpresa faltando dias para o casamento acontecer!

Verifique a infraestrutura para você os convidados

Se a praia é remota, invista em um local para a produção do seu visual na região, em um hotel ou pousada onde você possa receber os profissionais com conforto.

Para os convidados, o principal é o estacionamento: verifique se existem vagas na região e faça um convênio com um estacionamento.

E qual o melhor horário?

Antes do entardecer, para fugir dos horários mais quentes. Casar perto do horário do pôr-do-sol é uma experiência maravilhosa, principalmente para as fotos, mas cuidados com os indesejáveis mosquitos. Nesse caso, entregue repelentes para os convidados e alerte para o uso.

Qual vestido de noiva ideal para casar na praia?

A luz natural e o visual em torno do seu casamento já são dois grandes aliados para que seu vestido brilhe ainda mais. Por isso é importante ter alguns cuidados.

Use tecidos leves

Praia remete à leveza e os tecidos mais pesados e estruturados não combinam com esse evento, além de ser difíceis de carregar na areia. Os tecidos mais indicados são o chiffon, o musseline e o cetim charmeuse.

As rendas são bem vindas – mas sem exageros – porque combinam com o frescor de um casamento diurno.

É a sua chance de ser despojada e moderna

Os casamentos noturnos nos levam para modelos de contos de fadas e da realeza. Ou modelos extremamente sexy. Na praia, você tem a chance de experimentar um look mais ousado no estilo.

Vestidos esvoaçantes, com decotes e fendas são lindos e deixam você mais à vontade. O vestido no estilo sereia é outra ótima escolha, se você quiser a menor quantidade de tecido voando ao vento.

E o comprimento?

O vestido no comprimento tradicional é bem-vindo – se for de um tecido leve, como falamos antes, para que um vestido pesado não tenha de ser arrastado pela areia.

E o véu?

Esse item é controverso: apesar de não combinar com o estilo praiano, com ventos e onde o véu pode atrapalhar as fotos, muitas novas não abrem mão. Então, fica por conta do gosto pessoal.

Uma dica? Substitua o véu por um lindo arranjo floral, mais delicado e sutil na primavera e mais colorido no verão.

 

Sou Ana Marcela, e criei o blog em março de 2018, numa época onde ele era apenas um hobby aleatório e eu trabalhava em uma operadora de telemarketing. Ele surgiu com o intuito de suprir minha carência de falar de assuntos femininos em meio a um trabalho nada glamouroso, onde se falava de tudo, menos do que eu mais queria.

Todos os direitos reservados – Baaphonico 2019

meus e-books