Saúde e Beleza

Fossa séptica – Descubra o que é e quais os cuidados que se deve ter

Muitas pessoas moram em locais em que não existe um saneamento básico adequado e muito menos a coleta de esgoto. Por este motivo, é muito comum vermos o esgoto correndo a céu aberto em muitas vias das grandes e pequenas cidades.

Mas esse problema pode ser resolvido por meio da criação de uma fossa séptica. Esse tipo de fossa contribui para um meio ambiente mais limpo. Descubra agora o que é uma fossa séptica, como funciona e os cuidados que é preciso ter.

O que é uma fossa séptica?

Fossa séptica é um tipo de tratamento de esgoto e de água residual muito eficaz, que há em algumas residências e que age fisicamente e quimicamente nas fezes.

Esse tipo de fossa é muito usado em casas da área rural dos estados brasileiros, já que a maioria desses locais não possui tratamento de esgoto fornecido pelos órgãos competentes.

A fossa séptica tem a capacidade de purificar o esgoto sanitário para então ser devolvido para o meio ambiente, sem afetá-lo tanto. Esse sistema normalmente é mais econômico que os outros sistemas.   

Como é seu funcionamento?

Seu funcionamento é muito simples. Todos os dejetos e demais águas residuais são transportados por meio de um cano para um tanque, que geralmente é construído com materiais impermeáveis como tijolo e concreto, e que fica enterrado em alguma parte do terreno residencial.

As fezes se depositam no fundo do tanque e passam por um processo de decomposição através de bactérias anaeróbicas. Esse tanque tem um cano que serve de escape para os gases, além de outro cano que liga a outro tanque, usado para filtrar o líquido contido nele.  

Quando optar por este tipo de fossa?

Esse tipo de fossa deve ser construída em locais em que não há rede de esgoto, ou quando o saneamento público não alcança a região em que você mora. Mas é necessário ter alguns cuidados ao construir a fossa séptica.

O material precisa ser de qualidade e oferecer segurança, para evitar acidentes e imprevistos. Além disso, a construção precisa ser feita da maneira correta para não contaminar o solo em volta, principalmente se houver poços e plantações por perto.  

Quando deve ser esgotada?

Toda fossa séptica deve ser esgotada em algum momento. Para fazer esse serviço é necessário contratar uma empresa especializada no assunto, geralmente alguma desentupidora.

Em São Paulo há muitas desentupidoras que cumprem com esse serviço de maneira correta. Você também pode recorrer a alguma desentupidora em Moema.

A fossa séptica sempre dá sinais quando precisa ser esgotada, mas em algumas situações é evidente quando ela começa a vazar. Porém, o ideal é esgotar a cada três anos para aquela residência em que há mais de cinco pessoas.

Quais as vantagens?

A fossa séptica pode trazer muitas vantagens, especialmente no que diz respeito ao dinheiro, já que é um sistema mais econômico. Além disso, é uma forma mais acertada para contribuir com o meio ambiente, evitando poluí-lo mais ainda.

Sem falar que não precisa de tanta manutenção e ainda pode haver um tratamento de água no próprio ambiente.