Fique atenta! Quais são os sintomas da síndrome do pânico (foto: internet)
Fique atenta! Quais são os sintomas da síndrome do pânico (foto: internet)

Quando o assunto é saúde a verdade é que não devemos brincar. Principalmente quando a saúde envolve a nossa mente. Um mal que tem acometido pessoas das mais variadas idades, condições sociais e lugares é a síndrome do pânico. Aqui nesse artigo vamos te ajudar a conhecer um pouco mais sobre essa doença, falando um pouco sobre quais são os sintomas da síndrome do pânico

A síndrome do pânico, diferente do que alguns podem pensar ou defender, não é uma mera bobagem adolescente ou algo que “só gente famosa” sofre. Ela é um mal real que, quando devidamente e precocemente diagnosticado pode ser tratado sem maiores danos.

Quanto aos sintomas não há um consenso dentro da medicina sobre sintomas comprovados, como acontece em muitas outras doenças, mas os médicos e pesquisadores concordam que alguns aspectos tem um peso fundamental nisso. Vamos ver alguns deles:

Medo de um novo ataque

Vamos ver aqui primeiro um sintoma que acaba acontecendo com quem já teve experiências de acessos de síndrome do pânico. Algo que acaba sendo recorrente é a pessoa passar por novas crises justamente pelo medo de elas acontecerem. Isso já deve ser um alerta ao qual se deve prestar o máximo de atenção

Sensação de perigo

Quem está no meio de uma crise quase sempre sente que algo ruim irá acontecer, mesmo que não haja explicação nenhuma para isso, algo que justifique o medo da pessoa. Ela simplesmente tem medo de perder a consciência, medo de passar mal e não ter quem a socorra, medo de um ataque cardíadco, entre outros.

Aparência de infarto

Quem está passando por uma crise ligada a essa síndrome pode ter a impressão de que está prestes a ter um atque do coração. Os batimentos cardíacos aceleram, pode acontecer taquicardia, dores agudas no peito e desconforto, ondas de calor podem acontecer, bem como sudorese, tontura e ânsias de vômito.  Isso contribui para que o medo de um novo momento como esse se instale, como falamos no  item anterior.

Questões motoras

Além desas questões, alguém que está passando por uma crise de pânico pode apresentar tremores e sentir o famoso nó na garganta, que muitas vezes pode gerar dificuldades até para engolir.

Ao perceber em você algum desses sintomas você deve procurar ajuda médica o mais rápido possível. Crises de pânico, apesar de estarem ligadas à questões de ansiedade, não devem ser confundidas com crises de ansiedade, por isso você deve procurar se consultar com um médico especializado para atestar o diagnóstico mais fidedigno com a sua situação.

Crises de pânico duram em média alguns minutos, mas dependendo da pessoa e dos fatores que levarem à crise, a pessoa pode passar mais de uma hora enfrentando esses sintomas desconfortantes.

Compartilhe esse conhecimento com outras pessoas, porque quando diz respeito à nossa saúde realmente precisamos estar alertas. Cuidar de nós mesmas é fundamental. As pressões diárias nos empurram a um estilo de vida que pode ser prejudicial à nossa sanidade mental.

Sou Ana Marcela, e criei o blog em março de 2018, numa época onde ele era apenas um hobby aleatório e eu trabalhava em uma operadora de telemarketing. Ele surgiu com o intuito de suprir minha carência de falar de assuntos femininos em meio a um trabalho nada glamouroso, onde se falava de tudo, menos do que eu mais queria.

Todos os direitos reservados – Baaphonico 2019

meus e-books