Dicas de Produtos

Como ter os melhores cartões de crédito? Veja dicas!

Ter um cartão de crédito é para muitos brasileiros um sonho, mas que pode se tornar facilmente um pesadelo. 

Isso se dá graças aos endividamentos que ocorrem quando se compra mais do que o que se pode pagar e isso pode se dar por muitos motivos, sendo um dos principais, o desemprego e ausência da educação financeira. Veja algumas dicas de como conseguir os melhores cartões de crédito para aplicar hoje mesmo!

Nome limpo no SPC e Serasa

Parece obvio demais, mas não acaba por não ser. Antes de solicitar qualquer tipo de crédito é necessário você ter a clareza de que precisa estar com seu nome limpo, ou seja, sem restrições nos órgãos de proteção ao crédito. 

O SPC e o Serasa, por exemplo, são dois dos órgãos de proteção ao crédito mais famosos e onde os bancos e financeiras consultam o banco de dados para saber se o CPF daquele cliente possui alguma pendencia como dívida não paga, prejuízo ou até mesmo parcelas atrasadas.

É importante saber também que mesmo que seu nome esteja sujo, ainda há chances de conseguir crédito. Porque tudo depende de como você se relaciona com seu banco e isso vamos abordar melhor nos tópicos a seguir.

Bom relacionamento com seu banco

Como abordamos no tópico anterior, quando uma pessoa está com seu nome sujo, pode dever em alguma instituição financeira, ainda sim é possível conseguir crédito. Mas como assim? Isso é possível graças a um bom relacionamento com o banco do qual aquela pessoa é cliente. 

Esse exemplo é suficiente para entendermos a importância de ter um relacionamento bom com seu banco.

Um bom relacionamento com o banco se dá por você utilizar as funções básicas de uma conta corrente, pagar todos os créditos em dia que tomar, realizar pagamentos na conta e estar sempre buscando estar regular com aquela instituição.

Quando você tem um bom relacionamento com um banco, as chances de conseguir um bom cartão de crédito aumentam exponencialmente!

Tenha um emprego que forneça renda previsível

Os bancos e financeiras querem que você como cliente possua uma renda, ou seja, um salário previsível todo mês. Isso ocorre porque eles sentem mais confiança em emprestar dinheiro, conceder créditos e facilitar financiamentos para clientes que possuem perfil de confiança para aquela instituição. 

Como por exemplo, o banco terá muito mais confiança numa pessoa que é funcionário público. Talvez essa pessoa tenha estudado muito e participado de vários concursos nacionais. Em contrapartida, se o cliente não possui um salário previsto todo mês e trabalha como autônomo, por exemplo, se torna um cliente de alto risco para o banco.

Mantenha seus dados financeiros atualizados

É fundamental, para conseguir crédito na praça, ter e manter seus dados atualizados. Principalmente os dados financeiros, que são o grande cerne quando os bancos tentam oferecer crédito ao cliente. Isso pode ser fácil de fazer, mas também pode ser um tanto complicado.

Uma dica boa é você ir até seu aplicativo do seu banco e verificar se tem alguma opção para editar o campo onde fica sua renda. Muitos aplicativos de bancos tradicionais possuem esse campo para modificar o valor da sua renda mensal e, quando você atualiza esse dado, é muito comum que a instituição financeira passe a oferecer um crédito melhor e de acordo com sua renda.