O jaleco é um item de muita importância por conta das questões de biossegurança, sendo assim para o profissional que o usa, mas também para o paciente. É usado por médicos, dentistas e tem sido customizado para sair do padrão branco, agregando acessórios como o porta jaleco.

Tanto avental quanto jalecos são palavras que são usadas para falar da vestimenta de segurança que traz mais proteção para o tronco e protege contra os riscos químicos, mecanismos, térmicos e umidade das operações que fazem uso de água. Para quem gosta de dar um toque de moda nas suas roupas, surgiram jalecos cada vez mais bonitos.

Segurança do uso do jaleco

Cada tipo de jaleco tem uma funcionalidade e o seu uso é bastante importante. Quando o uso é para proteger o profissional nos momentos de clínica e cirurgia, impossibilitando o contato com os fluidos corporais que são produzidos durante a atividade. Por isso, é um acessório que é obrigatório na rotina de muitos profissionais.

O jaleco precisa ter mangas longas, com um tecido confortável e mais claro, podendo ser descartável ou de pano para realizar procedimentos que envolvam o atendimento de pacientes. Deve estar fechado em todos os procedimentos que forem ser realizados, protegendo ainda mais.

Por mais que sejam considerados um equipamento de segurança, eles não vão proteger completamente de respingos, mas é uma obrigatoriedade o seu uso por lei. Toda vez que o jaleco suja, precisa ser trocado. Como há o transporte e a lavagem dessas roupas sendo feita muitas vezes na casa dos profissionais, é importante ter um porta jaleco.

Jaleco também pode ser estiloso

O objetivo principal do uso do jaleco é proteger os profissionais, por isso, precisam ter todo o cuidado para serem limpos da maneira correta e ter mais de um para conseguir acompanhar as rotinas da profissão. O avental tem que ser mais simples, mas pode contar com bolsos, enfeitas e principalmente com o nome impresso para não precisar de crachá de identificação.

Por isso, muitos profissionais têm procurado aquelas empresas que realizam a confecção de jalecos que tenham mais personalidade. Como fazem uso do acessório todos os dias, podem conseguir usar uma roupa que demonstre mais da sua personalidade, também se destacando diante dos outros profissionais.

Porém, existe uma questão de segurança que tem sido bastante trabalhada para conscientizar os profissionais do seu uso. É uma mudança cultural que precisa ser trabalhada, investindo na educação dos líderes dentro das faculdades para influenciar os alunos na sua formação, pois é bem comum verificar os profissionais usando os jalecos foram do ambiente do trabalho.

Assim, mesmo que seja uma peça que possa ser considerada com informações de moda, como os jalecos personalizados que podem ser encontrados, e a vontade de mostrar para os outros a roupa seja grande, é ainda mais importante prezar pela proteção e segurança do profissional e dos pacientes que vão lidar. Portanto, utilizar o jaleco somente durante o ambiente de trabalho e procurar atender as normas de uso.

Sou Ana Marcela, e criei o blog em março de 2018, numa época onde ele era apenas um hobby aleatório e eu trabalhava em uma operadora de telemarketing. Ele surgiu com o intuito de suprir minha carência de falar de assuntos femininos em meio a um trabalho nada glamouroso, onde se falava de tudo, menos do que eu mais queria.

Todos os direitos reservados – Baaphonico 2019

meus e-books