Todos os dias, muitas mulheres acordam com a decisão de dar um rumo completamente diferente na vida profissional. Elas são movidas por diversas situações:

  • Estão com carreiras consolidadas mas buscam novos desafios ou investir na carreira dos sonhos que ficou guardada no passado;
  • Querem crescer financeiramente;
  • Querem uma segunda atividade que não conflita com a principal.

Porém, sabemos que ir ao mercado de trabalho em busca de oportunidades que se alinham com o perfil já é muito desafiante. Buscar mercado para algo completamente novo é um desafio ainda maior.

Para ter sucesso nesta mudança de vida, a qualidade de um Currículo é fundamental. É disto que vamos falar neste artigo. Você está começando uma nova carreira? Então você precisa do melhor curriculum!

Mas antes: você já tem qualificação necessária para esta mudança?

É natural em algum momento da carreira sentirmos a necessidade da mudança, mas a nova atividade – principalmente se tornar-se a única – vai exigir que você tenha muita qualificação e de bom nível para que esta formação compense a inexperiência do começo.

Invista fortemente em cursos com as técnicas a práticas maus atuais da área, com autoridades e instituições que já projetem seu conhecimento em um currículo e com durações consistentes – os eventos de um dia normalmente não atraem recrutadores, exceto pela excelência do palestrante e pelo conteúdo.

1. Domine a linguagem da nova atividade

Muitas áreas, como Tecnologia da Informação, Moda e Marketing  Digital têm termos e formas muito próprias de avaliar as competências e habilidades de um candidato.

Se você quer uma vaga como Analista de Financeiro, por exemplo, falar de fluxo de caixa, conciliação bancária, baixa de títulos é importante – se tiver domínio das rotinas, claro. Mas a dica aqui é traduzir suas qualificações na área em um conteúdo que demonstre intimidade com o setor e conecte-se com o recrutador rapidamente.

2. A formação acadêmica será fundamental. Invista com qualidade.

Em um currículo onde o foco é uma área com pouca ou nenhuma experiência profissional, a formação acadêmica fará muita diferença.

Procure relacionar os cursos específicos com mais conteúdo além da instituição, época e duração – faça um resumo do conteúdo onde possa mostrar que houve aprendizado relacionado à área.

Dica: invista em cursos de média e longa duração, pois estes agregam mais valor. E aproveita para retirar cursos que não tenham relação direta com a área.

3. Reescreva sua experiência profissional a favor da nova meta.

Mesmo que a mudança de carreira seja muito drástica, a experiência adquirida pode ser uma grande aliada para formar algumas competências que são comuns a todas as atividades e até significativas na nova fase.

Se você tem experiência em Projetos de TI e vai trabalhar com Marketing Digital, por exemplo, as suas habilidades atuais serão muito valorizadas pois a nova área demanda um domínio de planejamento e liderança de equipes em algumas funções.

As atividades anteriores devem ser mencionadas, mas de forma resumida, limitando-se a uma breve descrição naquelas que não agreguem valor à nova área e sendo mais abrangente – sem exageros – para as que tenham conteúdo que se relacione, como o exemplo dado anteriormente.

4. Seja eficiente nos objetivos pretendidos.

Aqui devemos focar nos cargos da nova área e para os quais temos a devida qualificação. Não limite a apenas uma área. O importante é ser menos específico nesse momento.

5. Seu resumo profissional deve ser direcionado.

No resumo, costumamos mostrar, em algumas sentenças, o histórico profissional e algumas habilidades principais. Aqui devemos usar esses dados em uma linguagem que foque a correlação deles com habilidades esperadas na nova área.

6. Seu currículo precisa traduzir sua nova etapa.

Um fator importante é definir um layout adequado, mas sem exageros caso a nova área e a atual sejam muito diferente.

Sair de Analista Financeiro para Analista de Marketing Digital exige um layout diferente, antenado com o novo público e os gestores que surgirão pelo caminho. Conheça os modelos de curriculum disponíveis em curriculum vitae download e escolha aquele que vai fazer você começar com o pé direito essa nova etapa da sua carreira.

 

Sucesso!

 

Sou Ana Marcela, e criei o blog em março de 2018, numa época onde ele era apenas um hobby aleatório e eu trabalhava em uma operadora de telemarketing. Ele surgiu com o intuito de suprir minha carência de falar de assuntos femininos em meio a um trabalho nada glamouroso, onde se falava de tudo, menos do que eu mais queria.

Todos os direitos reservados – Baaphonico 2019

meus e-books