Só nós mulheres sabemos o drama que é para manter o guarda-roupas sempre arrumado!

São as comprinhas a preços maravilhosos, algumas promoções (que a gente depois duvida se realmente eram), as necessidades que surgem, como a ampliação das roupas de trabalho e, no topo de tudo isso, a falta de tempo.

Mas a falta de tempo é amiga dos gastos sem controle e sem necessidade, então devemos nos esforçar, porque os resultados sempre são muito bons, na qualidade de vida e no bolso também!

Então, por que não mantê-lo sempre organizado? Separei 7 dicas para manter seu guarda-roupas sempre arrumado e poupar das longas tardes de sábado dando aquela geral.

01 – Mas antes: sua cama também pode organizar o seu guarda-roupas!

As camas com baú interno são excelentes para guardar colchas, edredons, roupas de cama e de banho e peças grandes de roupas que são sazonais – sobretudos, casacos pesados e botas.

Você pode armazenar estas peças de inverno em sacos especiais a vácuo e lavar quando a época de uso chegar. Guardadas no baú elas permitem arrumar melhor o guarda-roupas e não apertam com o peso delas as demais peças que na sua maioria amarrotam fácil.

Se a sua cama é tradicional e tem um espaço vazado embaixo, aproveite para as peças de inverno (dentro dos sacos e bem fechados) e também para os sapatos. Uma ideia ótima é usar as sapateiras de chão. Cabem muitos sapatos de todos os tipos e são de fácil acesso. Você pode colocar os mais usados nas sapateiras mais próximas de você.

02 – Os mais usados sempre à frente!

Essa é uma regra simples, porém muitas pessoas ignoram e sofrem no dia a dia. Procure colocar os itens de alta rotatividade – roupas íntimas, por exemplo – em locais que sejam apropriados e o mais acessível que puder.

Nós ganhamos muito tempo – e motivação também – quando fica mais fácil buscar algo guarda-roupas sem achar o pré-sal antes.

03 – Peças íntimas

Nas gavetas pequenas, você deve reunir sutiãs e calcinhas, fazendo pares quando possível, e cuecas e meias em outras gavetas – neste caso enrole elas para ganhar o maior espaço possível, e é bastante!

Uma opção que funciona muito bem são as divisórias de gaveta, em diversos materiais, que permitem colocar calcinhas, cuecas e meias enroladas. O resultado estético é ótimo, mas se você for bem cuidadosa, pode ganhar muito mais sem elas, apertando e deixando de uma forma que seja fácil de retirar com o passar dos dias.

04 – Sem a ajuda da cama, peças sazonais podem ficar longe!

Se você não tem uma cama com baú, o ideal com peças sazonais e de uso raro – itens de inverno durante o verão e a primavera, por exemplo – fiquem mais afastados e até longe do alcance, já que não vão demandar tanto.

O importante é sempre coloca-los em sacos especiais a vácuo para preservar e evitar mau cheiro e problemas de deterioração de materiais em contato com a umidade e com o ar.

05 – Cuide bem das roupas!

Cuidar bem das roupas também ajuda a melhorar o uso do espaço e o acesso a elas.

Lavar corretamente para manter a qualidade dos tecidos – muitas peças dependem disso para ficar em cabides – e passar as roupas antes de guardar são ações muito importantes para manter a organização do armário.

Se passar a roupa precisa de um tempo que você não tem, eu recomendo contratar uma passadeira de roupas para facilitar esse serviço.

06 – Ordene por frequência e preferência de uso!

Esta é uma boa forma de usar com eficiência e também (re)descobrir o que temos!

Seus vestidos devem ficar por ordem de gosto, frequência de uso – desta forma você será mais rápida para buscar e também poderá, com o tempo, avaliar os itens que não está usando e fazer uma revisão geral.

E vale também para as camisetas, shorts e saias ordenados por cor nas prateleiras.

07 – Desapegue!

Nós sempre acumulamos peças de roupas e calçados e, justiça seja feita, sempre arrumamos uma utilidade. Mas será que a utilidade de alguns justifica ter?

Aquele vestido muito marcante que você nunca sabe quando usará. Aquelas peças esperando a moda voltar, podem ser mais úteis em um bazar, um brechó ou também doando para pessoas que precisam.

Assim você pode aumentar o espaço, a qualidade de guarda das suas roupas e ter onde guardar as próximas compras!

 

 

Sou Ana Marcela, e criei o blog em março de 2018, numa época onde ele era apenas um hobby aleatório e eu trabalhava em uma operadora de telemarketing. Ele surgiu com o intuito de suprir minha carência de falar de assuntos femininos em meio a um trabalho nada glamouroso, onde se falava de tudo, menos do que eu mais queria.

Todos os direitos reservados – Baaphonico 2019

meus e-books