Baphonico

4 receitas deliciosas para fazer com aipim

O aipim, conhecido no nordeste como macaxeira, é um alimento muito saudável e também muito versátil. Com ele é possível fazer espetinho, cremes, caldos, bolos e muito mais.

É rico em nutrientes que fazem bem à saúde e ajudam aqueles que precisam ganhar energia para fazer suas tarefas diárias. veja algumas receitas com aipim que são deliciosas e muito fáceis de fazer.

Bolo de aipim com coco

Para fazer o bolo de aipim com coco você vai precisar de:

·         Meio quilo de aipim

·         4 ovos

·         Meio quilo coco ralado

·         4 colheres de sopa de margarina

·         Sal a gosto

·         200 gramas de açúcar

·         20 gramas de fermento em pó para bolo

Para fazer o bolo de aipim com coco você vai começar descascando e lavando meio quilo de aipim. Depois corte em pedaços o aipim e retire o fio que fica no meio. Depois coloque no liquidificador os ovos, a margarina e depois os pedaços de aipim. Bata bem por 3 minutos.

Em seguida, coloque a mistura em um recipiente e adicione o açúcar, o coco, o fermento e o sal.  Pegue uma fôrma com furo no meio e unte com um pouco de margarina. Coloque para assar por 30 minutos. Você sabe que o bolo está bom quando a parte de cima estiver moreninho.

Vaca atolada

A vaca atolada é um prato muito saboroso. Além disso, é o tipo de receita que você faz rapidinho. Você vai precisar de:

·         1 kg de aipim

·         2 kg de carne

·         Cebola

·         Molho de tomate

·         Extrato de tomate

·         Alho

·         Sal a gosto

·         Cheiro verde

·         Colorau e pimenta do reino

Para preparar a vaca atolada você vai descascar o aipim e cortar em pedaços pequenos. Coloque para cozinhar com água e sal.

Depois de cozida, reserve o aipim e aproveite a água para cozinhar a carne. Acrescente a cebola, o cheiro verde, pimenta do reino, alho, sal, extrato e molho de tomate.  Depois que a carne estiver cozida, adicione o aipim cozido e deixe ferver por 5 minutos. Está pronta a vaca atolada.

Creme de aipim

O creme de aipim é uma delícia, ideal para dias quentes ou para acompanhar com uma cerveja. Para fazer o caldo é necessário:

·         Meio quilo de aipim

·         Meio quilo de carne seca ou charque

·         Uma calabresa inteira

·         300 ml de leite

·         Cheiro verde

·         Alho, cebola e tomate

·         Azeite

Depois que cozinhar o aipim, coloque no liquidificador com o leite e bata bem. Reserve. Em uma panela refogue o alho, a cebola e o tomate. Depois coloque a calabresa picadinha para refogar. Em seguida, acrescente a carne seca (já dessalgada e cozida) picadinha ou desfiada. Depois é só colocar o creme de aipim e misturar tudo, adicionando o cheiro verde e a pimenta do reino.

Iscas de aipim crocante

Para fazer isca de aipim é muito fácil. Você vai cozinhar o aipim e quando estiver pronto, coloque para escorrer. Em seguida, coloque óleo em uma panela e deixe ficar bem quente. Mergulhe os pedaços de aipim no óleo e quando estiver douradinho, está pronto. É só colocar para escorrer e depois saborear.