Quando pensamos em uma internet devagar, é bem fácil de achar que a culpa é da provedora. Porém, nem sempre vai ser isso. É claro que há algumas coisas que podem afetar a velocidade da internet, como uma fiação ruim, hardwares antigos ou a localização do roteador.

A melhor parte é que existem algumas medidas bem simples que podem ser realizadas para conseguir dar uma melhorada na conexão com a internet. Por isso, para quem está procurando uma ajuda, hoje vou mostrar como. 

Antes de fazer qualquer coisa, é importante saber qual é a velocidade que a sua internet está te dando. Para tal, é possível procurar em diversos sites uma maneira de calcular a velocidade da sua internet e ainda procurar pelo pfsense firewall para proteger as suas informações. 

Dicas para melhorar sua velocidade da sua internet e aumentar o Wi-Fi

Depois de realizar um teste da internet e olhar os resultados, em alguns casos, é possível verificar que não se está recebendo a velocidade adquirida. Porém, existe algumas maneiras de tentar forçar o sinal da internet e melhorar o desempenho. 

1 – Protegendo o Wi-Fi

Caso a sua internet não esteja sendo protegida por senha, qualquer pessoa que estiver perto estará podendo usar. Isso quer dizer que tem gente na rua que pode acessar a sua rede sem que você saiba, o que vai diminuir a velocidade.

Porém, em boa parte dos provedores de internet, eles já passam com um roteador que seja protegido por senha. Porém, se desativou a sua senha ou não tiver nada configurado, deve fazer isso o mais rápido possível.

Para tal, é possível abrir as configurações do seu roteador digitando o endereço IP no seu navegador. É um número que costuma estar impresso em algum lugar do roteador, contando com números e pontuações. 

Pode ser necessário saber as informações de login. Com uma senha de administrador, assim como de usuário para tal. Essas informações podem estar no roteador, se não, pode entrar em contato com o provedor para ter mais instruções. Ali, é possível colocar uma senha para proteger o seu wifi. 

2 – Mude seu roteador de lugar

Muitos são os fatores que acabam afetando a força do sinal de um roteador wifi, como as portas, paredes, além de outros aparelhos que podem acabar interferindo, como micro-ondas e outras. 

Por isso, se o seu wifi está lento ou não parece bom, tente modificar o roteador de lugar. O ideal é que ele esteja em um lugar alto, em cima de uma estante, por exemplo. Ou ainda preso em uma parede. 

Para conseguir melhorar a sua cobertura do roteador em toda a casa, ele deve ser posicionado no lugar central, como na parte de cima de uma escada. Tente não esconder o seu roteador em um armário, pois isso é um erro comum, mas que acaba estragando a internet. 

Você também pode tentar obter um roteador ‘inteligente’ que ajusta automaticamente a interferência, como o BT Smart Hub 5 ou o Hub 3 da Virgin Media.

Sou Ana Marcela, e criei o blog em março de 2018, numa época onde ele era apenas um hobby aleatório e eu trabalhava em uma operadora de telemarketing. Ele surgiu com o intuito de suprir minha carência de falar de assuntos femininos em meio a um trabalho nada glamouroso, onde se falava de tudo, menos do que eu mais queria.

Todos os direitos reservados – Baaphonico 2019

meus e-books